Notícias

28.03.2018

Conheça a trajetória de Diego Aguiar

Conheça a trajetória de Diego Aguiar

Diego Aguiar Timeline

O atleta da nova geração do Seaway Team Diego Aguiar é o caçula de uma família de surfistas de Ubatuba e desde muito pequeno seus irmãos já o empurravam nas ondas de Ubatuba e desde o início Didi já mostrava estilo e talento diferenciados dos demais garotos da sua idade.


Diego Aguiar atacando a junção com apenas 11 anos.

Com apenas 10 anos de idade Diego já era apontado como uma futura promessa do surf brasileiro. No fim do ano de 2014 Diego entrou para o time Seaway, fato muito comemorado em suas redes sociais.


Primeira foto de Didi com o adesivo Seaway no bico de suas pranchas. Foto: Reprodução Instagram @didiaguiar

Em 2015 Diego foi campeão do circuito Rip Curl Grom Search com 100% de aproveitamento na categoria Sub-12, venceu todas as etapas disputadas. Confira o vídeo da vitória de Didi no evento:



Em Setembro de 2015 Didi fez sua primeira surf trip como atleta da Seaway, quando foi às ilhas da região de Sumatra junto aos atletas do Seaway Team Gabriel Farias, Douglas Silva e o team manager Eduardo 'Rato' Fernandes, onde surfaram altas ondas em picos como Macaronis, Nias, Hideways, Burger World, Roxys, entre outros. 


Diego Aguiar curtindo as ondas das Mentawai. Foto: Clemente Coutinho.

Em 2015 Didi colocou seu nome na galeria de campeões do circuito Paulista Amador na categoria Sub-12.



Também em 2015 Didi foi campeão do circuito Ubatuba Pro Surf na categoria Sub-12 e foi vice na Sub-14, se consagrando Tetracampeão Ubatubense.

Diego começou o ano de 2016 fazendo uma surf trip para o Peru, onde pôde aprimorar seu surf em ondas perfeitas.



Em 2016, disposto a achar novos talentos do surfe, Filipe Toledo lançou o "Toledo Team", apoiado pelo seu pai, técnico e manager, Ricardo Toledo, o projeto abraçou Diego, que tinha 13 anos na época.



Quando estava na Califórnia em 2016 Diego foi campeão de uma etapa do Sun Diego/O´Neill AM Slam em sua categoria, Sub-14, nas ondas de Pacific Beach.



Com apenas 13 anos de idade, em 2016, Didi foi Campeão Sub-16 da 1ª etapa do Circuito Ubatubense.

Em Novembro de 2016 Didi fechou o ano com chave de ouro, embarcou para a sua primeira temporada havaiana, como integrante do Toledo Team, ficou surfando junto com a família Toledo e amigos pelos picos havaianos, onde adquiriu muita experiência em ondas pesadas.

A primeira temporada a gente nunca esquece.
Diego Aguiar cavando na base em Rocky Point. Frame: Ricardo Toledo. 

O ano de 2017 começou bem para Didi, que fez final na etapa da Joaquina do Rip Curl Grom Search, terminando o evento na 3ª colocação, foi um ótimo resultado para esquentar as turbinas para o resto do ano.

Diego no Podium do Grom Search

No mês de Abril de 2017 Diego Aguiar embarcou para a Indonésia na companhia de Valentin Neves e Eduardo Fernandes com a missão de surfar em secrets pouco explorados por surfistas em ilhas remotas do Arquipélago Indonésio.
Confira o vídeo da trip aqui.

Em Julho Didi foi campeão da categoria Sub-14 na segunda etapa do Hang Loose Surf Attack, em Maresias, São Sebastião - SP. 

Logo após sua vitória em Maresias, ainda em Julho Diego foi a Ubatuba para participar da 3ª etapa do Circuito Brasileiro Amador, onde foi campeão da Sub-14.

Diego Aguiar é campeão Sub-14 no Brasileiro Amador

Em Agosto Didi continuou o bom ritmo nas competições, quando na 2ª etapa do Circuito Ubatuba Pro Surf na Praia de Itamambuca dominou as ações e foi campeão nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

Diego Aguiar vence 3 categorias na 2ª etapa do Ubatuba Pro Surf

Na semana seguinte à super vitória no Ubatuba Pro Surf, Didi subiu ao pódio novamente, dessa vez na 3ª etapa do Paulista Sub-18 na Praia Grande, Ubatuba, onde foi 3º colocado Sub-14. 

Diego Aguiar fica em 3º no Paulista Sub-14
Foto: Munir El Hage

No dia 14 de Setembro Didi embarcou para El Salvador, com a missão de treinar e captar material visando a evolução do seu surf. Clique na imagem abaixo e confira a matéria da trip:

Diego Aguiar em busca da evolução em El Salvador

Nos dias 21 e 22 de Outubro rolou a última etapa do Paulista Sub-18 na Praia do Tombo, Guarujá, onde Didi foi 3º colocado Sub-14 na etapa e sagrou-se campeão Paulista Sub-14 de 2017.

Diego Aguiar é o campeão Paulista Sub-14 de 2017
Foto: Munir El Hage
 
Em Novembro Didi foi à Maresias para correr seu primeiro QS 3.000, o São Sebastião Pro, onde avançou duas baterias. 


Foto: WSL / Daniel Smorigo

Ainda em Novembro, rolou a decisão do Circuito Ubatuba Pro Surf na Praia de Itamambuca, onde Didi mais uma vez impressionou a todos com um surf de gente grande. Didi foi campeão Sub-14, Sub-16, Sub-18, ficou com a 9º colocação entre os Profissionais e foi recordista com a maior nota (9.80) e maior somatório do evento (18.65).

Diego Aguiar vence 3 categorias na 3ª etapa do Ubatuba Pro Surf
Foto: Renato Boulos

No dia 13 de Novembro Didi embarcou para sua segunda temporada havaiana, onde ficou na mesma casa do top WCT Filipe Toledo e sua família. Nos 30 dias que Didi ficou no arquipélago havaiano pôde aprimorar seu surf em ondas pesadas e também ganhou experiência ao assistir de perto os eventos da tríplice coroa havaiana, que reúne os melhores surfistas do mundo competindo nas melhores ondas da ilha de Oahu.

Diego Aguiar instigado no Hawaii
Diego Aguiar em Rocky Point. Frame: Bruno Baroni

Confira vídeo da temporada havaiana de Diego Aguiar: 

 

No início de Março, Didi, com apenas 14 anos de idade, competiu de igual para igual contra atletas renomados com experiência internacional e chegou nas Oitavas de Final do QS 1.000 de San Bartolo, em Lima, Peru.

Diego Aguiar chega nas Oitavas do QS em San Bartolo

Diego está agora na Argentina, onde já avançou sua bateria do Round 2 no QS 1.500 de Mar del Plata, garantindo sua vaga no Round 3 da competição. Diego está escalado para surfar na mesma bateria do seu colega de equipe Alan Donato, que será a 2ª do Round 3. A previsão mostra que o mar só deve melhorar na Sexta-feira, mas a próxima chamada para o retorno das ações será amanhã às 8:00 no Horário Local de Buenos Aires, que é o mesmo horário de Brasília.
+ News
Topo
  Carregando...